Projeto de Arquitetura

O PROJETO DE ARQUITETURA é para quem tem um terreno e quer construir, ou já tem uma casa e quer reformar. Ou ainda, tem uma casa e precisa regularizar na prefeitura.

Para todos esses exemplos você precisa de um Projeto de Arquitetura.

O Trabalho de um Arquiteto e urbanista desenvolve-se por fases. Geralmente todo o processo, das definições iniciais do projeto até a execução, pode ser dividido em 6 fases, podendo contudo, variar de acordo com o seu grau de complexidade. A passagem à fase seguinte faz-se sempre depois da aprovação da fase anterior por parte do cliente.

O PROJETO DE ARQUITETURA CONTEMPLA:

FASE 1: Definição do Programa de necessidades/ Apresentação de proposta de honorários.

FASE 2: Estudo Preliminar – etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas iniciais e aproximadas, necessário à compreensão da configuração da edificação, podendo incluir soluções alternativas.

FASE 3: Anteprojeto – etapa destinada à concepção e à representação das informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados.

FASE 4: Projeto Legal – etapa destinada à representação das informações técnicas necessárias à análise e a aprovação, pelas autoridades competentes e de seus elementos e instalações, com base nas exigências legais (municipal, estadual e federal), e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.

FASE 5: Projeto de Execução – etapa destinada à concepção e à representação final das informações técnicas da edificação e de seus elementos, instalações e componentes, completas, definitivas, necessárias e suficientes à contratação e à execução dos serviços de obra correspondentes.

FASE 6: Assessoria técnica à obra – nesta etapa o Arquiteto e urbanista acompanhará e coordenará a execução do projeto por ele desenvolvido.

blueprints (1)